Translate

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Como funciona o Agility?!

Melhorar seu relacionamento com o cão, sair do sedentarismo e ainda participar de competições nacionais e internacionais, esses são alguns dos atributos da prática do Agility – esporte criado nos anos 70 que é praticado por cães e seus donos. Se você tem um pet que adora uma boa brincadeira e que parece ter uma energia inesgotável, essa atividade é ideal!

Conheça aqui mais sobre esse esporte que traz benefícios à saúde e ao comportamento dos cães e também de seus donos:


Olhem a cara de felicidade dessa criatura!!!!
Como funciona?
Baseado em provas hípicas, o Agility é praticado por duplas formadas de cão e condutor, com o objetivo de percorrer uma pista com obstáculos, no menor tempo e com o menor número de faltas. Dando encanto à modalidade, o cão não pode ser tocado e nem estar preso por guias ou coleiras, demonstrando entrosamento entre dono e animal.

Os obstáculos são todos aprovados pelos órgãos que regulam o esporte. Eles não podem em hipótese nenhuma oferecer risco à saúde do animal.

Por que é bom para o cachorro?
Para praticar o esporte, o animal precisa aprender os comandos básicos de obediência - senta, fica, pula. Fator que traz benefícios ao comportamento e ao relacionamento entre o proprietário e o animal. Também melhora o condicionamento físico, contribui para sua saúde e longevidade, reduz as chances de  sobrepeso e os problemas decorrentes dele.

Também é bom porque toda atividade física libera no animal hormônios relacionados ao bem-estar, que reduzem os níveis de estresse e ansiedade, muito comuns nos cães que passam muitas horas sozinhos.  

Quem pode?
Agility pode ser praticado por animais de todos os portes e raças, salvo restrições daqueles que possuem problema cardíaco ou articular, pelo risco da sobrecarga no órgão e membros fragilizados.Além disso, com um ano de vida o cão já pode aprender a prática esportiva e, ao contrário do que se pensa, até animais já adultos podem aprender a saltar, desviar, se equilibrar e desvendar os obstáculos das pistas de agility. Cães idosos requerem um cuidado maior por questões de saúde.


Agility em Belo Horizonte: http://www.universicao.com/MG/

Nenhum comentário:

Postar um comentário