Translate

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Especial Guia de Raças - Collie

Informações gerais


Collie (Pastor da Escócia)
TAMANHO
Macho: De 56 a 61 cm.
Fêmea: De 51 a 56 cm.
PESO
Macho: De 20,5 a 29,5 kg.
Fêmea: De 18 a 25 kg.
PERFIL
Esse cão conservou as principais características do cão de pastor: vigor, flexibilidade e velocidade.
TEMPERAMENTO
Calmo, amigável e afetuoso. SINAIS PARTICULARES: Sua vivacidade e a silhueta harmoniosa.

O Collie é doce, gentil, alegre e afetuoso, mas às vezes turbulento. É também um cão divertido, que teria - de acordo com os ingleses - um senso de humor muito britânico. Notavelmente inteligente, ele é bom auxiliar da polícia, excelente cão-guia para cegos, assim como um brincalhão fora de série. A fidelidade do Collie é lendária. Ele tem um espírito de família muito desenvolvido e só fica feliz ao lado do dono ou dos seus. É preciso adestrá-lo com doçura, mas com assiduidade. Mal socializado, ele pode se tornar extremamente reservado e mesmo inibido. Seu senso muito acentuado de propriedade faz dele um guardião eficaz, mas sem ser agressivo. Esse cão gosta de crianças, que vigia conscientemente. Ele se mostra um tanto desconfiado com desconhecidos, com quem uma fase de familiarização por vezes bastante longa é necessária. Acostumado desde sempre a correr em vastos territórios, ele precisa de muito exercício e sofre dentro de apartamentos excessivamente aquecidos. Na cidade, é preciso acostumá-lo muito cedo aos ruídos do ambiente.


A pelagem do Collie é composta de pelo curto achatado e de uma capa muito densa. Ela pode ser de três cores: zibelina, do dourado ao acaju intenso ou ao zibelina sombreado; tricolor, com predominância do preto com pintas de fogo; azul-melro, com predominância de claro, azul-prteado, salpicado e jaspeado (marmoreado) de preto, com marcas fogo-vivo. Todas as cores podem ter marcas brancas. Os Collies azul-melro são muitas vezes chamados de "Marbed Collies". Existe outra variedade de Collie, de pelo longo (Rough Collie). Seu pelo de cobertura é muito denso, reto e duro ao tato, com capa interna macia, cerrada e muito apertada, com uma crina e uma barbela abundantes, assim como belas franjas nos membros e na cauda. Três cores de pelagem são reconhecidas: zibelina e branco, tricolor e azul-melro.

Características do Collie


  • ·         Nível de energia : Médio
  • ·         Exercício : Moderado
  • ·         Brincalhão : Moderado
  • ·         Nível de afeição : Moderado
  • ·         Amigável com outros cachorros : Amigável
  • ·         Amigável com outros animais de estimação : Muito amigável
  • ·         Amigável com estranhos : Amigável
  • ·         Fácil de Treinar : Moderado
  • ·         Cão de Guarda : Sim
  • ·         Habilidade de proteção : Moderado
  • ·         Cuidados com a aparência : Frequentes
  • ·         Tolerância ao frio : Alta tolerância
  • ·         Tolerância ao calor : Média tolerância

Saúde

Uma boa caminhada ou corrida é essencial todos os dias. O Collie pode viver fora de casa em clima temperado a frio. A pelagem da variedade macia precisa de poucos cuidados; a pelagem do Collie de pelo longo precisa de escovação todos os dias. Expectativa de vida: 8 a 12 anos.

Origem



Desde o século XVI, encontravam-se duas grandes variedades de cães de pastoreio, uma de cauda curta e uma de cauda comprida, dos quais seriam oriundas as diferentes raças atuais de Collie. O Collie de pelo comprido tornou-se mundialmente famoso por causa do filme "A Volta de Lassie", que muito contribuiu para popularizar a raça. A origem do nome desse cão é controversa. Há quem acredite que ele teria vindo da palavra Coal ("carvão"), já que antigamente o preto era a cor dominante da pelagem do Collie. Outros aliam esse nome ao fato de que esse cão guardava os cordeiros chamados colleys. A não ser que o nome venha de collar ("colar"), em referência ao belo colar de pelos brancos desse animal. No começo do século XIX, o Collie de pelo duro - denominação inadequada atualmente, pois ele tem pelagem sedosa e macia - era muito difundido na Grã-Bretanha, sobretudo no sul da Escócia. Naquela época, ele não se parecia com o atual Collie. Menor, tinha a cabeça menos comprida e o pelo mais áspero. Durante cerca de cinquenta anos, esse cão até então selecionado de modo empírico, com o único objetivo de fazer dele um bom cão pastoreio bem adaptado ao ambiente, conheceu novas seleções destinadas a afinar e melhorar sua aparência. Chegou-se a produzir esse cão pastor elegante, que, aos poucos, tinha de abandonar os pastos para tornar-se um belo cão de salão. Atualmente só a variedade de pelo longo é muito difundida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário